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Arquitetos: Johnson Pilton Walker Architects
- Área: 4600 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Brett Boardman & Ethan Rohloff
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Terminal de Cruzeiros de Sydney, localizado no porto da cidade, foi construído para servir à rápida expansão da indústria de cruzeiros de lazer da Austrália. O projeto apresenta uma cobertura contemporânea envolta de uma estrutura historicamente significativa de ponte rolante. Essa foi mantida como uma memória do antigo uso do local, um porto de origem para o primeiro serviço regular de transporte internacional de contentores do mundo, com início de operações, entre Sydney e Europa, no final dos anos 1960.
Este gesto simples, lírico, proporciona um espaço luminoso e arejado, adequado a uma ampla gama de usos, criando uma experiência icônica e memorável de chegada aos visitantes. Como uma parte ativa, vibrante e integrante do patrimônio marítimo da cidade, da identidade e da atividade, o Terminal de Cruzeiros de Sydney representa um novo capítulo na utilização e evolução deste lugar.
O desafio era proporcionar uma experiência memorável e agradável para os passageiros de cruzeiros em um entorno industrial degradado. Em vez de demolir completamente o depósito existente, o projeto engloba o caráter industrial e mantém a enorme ponte rolante de aço, de 1960, como a principal cobertura para o novo uso. Ao despir-se revestimentos, serviços e elementos estruturais redundantes, o projeto revela o cenário dramático e belo do patrimônio, com o arenito ao norte, além de abrir vistas panorâmicas de volta para o horizonte da cidade a leste.
Avaliou-se cuidadosamente a integridade estrutural dos elementos de aço existentes que seriam mantidos e reutilizados. No lugar da repintura de toda a estrutura, fez-se uma proteção seletiva contra corrosão e reparos foram aplicadas somente quando necessário, deixando visíveis as cicatrizes de usos anteriores. Ao articular claramente novos elementos ao longo do patrimônio reutilizado, a rica herança marítima do terreno tornou-se visível.
Calculando a média de menos de 2.000 dólares australianos por metro quadrado, o projeto exigiu soluções inovadoras de projeto para atender a uma ampla gama de objetivos econômicos e de qualidade. A reutilização de elementos portuários existentes, tais como a estrutura, fez sentido comercialmente e alinha-se com as convicções de sustentabilidade e patrimônio do cliente.